Pilates

VOCÊ SABIA QUE O PILATES É A ATIVIDADE FÍSICA MAIS INDICADA PARA ESTABILIZAR E FORTALECER SUA COLUNA?

Com o Pilates podemos atuar nos músculos específicos  que atuam na sustentação da coluna vertebral. Para evitar os riscos com a prática dessa atividade, elaboramos um programa de atendimento que permite executar os exercícios de forma segura, para os alunos com ou sem patologias na coluna vertebral e as demais articulações do corpo como joelho, quadril e ombro.

É muito comum relatos no nosso consultório, de pacientes que dizem terem tentado antes fazer aulas de Pilates mas, sentiam mais dor. Na grande maioria das vezes esses acabam até por desistir.

Após anos de experiência e estudos, chegamos a uma infinidade de indicações e de contraindicações para a pratica da atividade, sempre condicionadas à causa da lesão, à lesão em si, e as características do indivíduo, sendo muitas vezes ser necessário a adaptação dos exercícios, para que ele consiga realiza-lo, ou até mesmo antes do Pilates, realizando um tratamento correto, utilizando técnicas avançadas de fisioterapia e aparelhos com tecnologia para descomprimir estruturas neurais, que podem estar impedindo a realização dos exercícios para o fortalecimento.

“É muito importante que o diagnóstico correto seja feito, assim como o tratamento adequado”

O Pilates tem sido um grande aliado tanto no pós tratamento para coluna vertebral, assim como para pessoas que valorizam a qualidade da prática, afim de evitar e prevenir lesões.

Somos um grupo de fisioterapeutas especialistas, presentes durante a execução de todos os movimentos, corrigindo sempre postura, garantindo assim a qualidade e os excelentes resultados.

Sua prática regular, mantêm as estruturas osteomusculares preparadas para a atividades da vida diária sem dor, prevenindo, também, patologias, melhorando, o condicionamento físico e os sintomas, corrigindo maus hábitos posturais e, assim, melhorando a qualidade de vida!

Pilates para terceira idade

O envelhecimento não deve impedir o indivíduo de praticar atividades físicas, pois o sedentarismo é um perigoso risco ao surgimento de doenças. Algumas atividades físicas podem ser mais complicadas para pessoas da terceira idade, mas o Pilates é uma ótima indicação por ser um trabalho aplicado com grande margem de segurança    e respeito aos limites e ritmo de cada um. A técnica pode ser adaptada às diferentes necessidades e os benefícios para a terceira idade são inúmeros: fortalecimento muscular, maior percepção dos movimentos e equilíbrio, alívio de dores e estresse, aumento da flexibilidade, etc.

 

 

Pilates para o Atleta

Obviamente, qualquer lesão da coluna vertebral observada entre não atletas pode ser encontrada entre os participantes da prática esportiva.
Porém, algumas lesões são mais características dos atletas e apresentam peculiaridades que justificam abordagem mais específica.
Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes:

– instabilidades da coluna cervical;

– tetraparesia transitória;

– apofisite da coluna toracolombar;

– espondilólise traumática;

– fraturas do arco vertebral

 

 

Gravidez Saudável!

Os exercícios realizados no Pilates para gestantes, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen, por sua vez, mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Além disso, o Pilates previne e alivia as dores nas costas, melhorando a postura, bastante afetada em decorrência do crescimento da barriga.

Há tempos atrás, as mulheres em período gestacional eram orientadas a evitar esforços físicos, permanecendo em repouso. Mas hoje, sabemos que a realização de exercícios de intensidade leve a moderada durante a gravidez, proporciona benefícios para a saúde da mulher e do bebê. Com exceção daquelas que se encontram em gravidez de risco ou que por algum tipo de complicação, necessitam seguir as orientações médicas de repouso, a técnica do Pilates é bastante recomendada no período gestacional, adaptando os exercícios adequadamente.

Cultivar bons hábitos que incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados e constantes, garantem uma maior qualidade de vida durante e após a gestação. Com o aumento da resistência e flexibilidade muscular, decorrente da atividade física, a gestante se torna capaz de suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes desse período.

Os exercícios realizados no Pilates, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen, por sua vez, mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Além disso, o Pilates previne e alivia as dores nas costas, melhorando a postura, bastante afetada em decorrência do crescimento da barriga.

Essa prática também proporciona um alívio das dores e inchaços nas pernas e ajuda a fortalecê-las para que suportem mais peso, sem sobrecarregar a coluna. O Pilates ainda auxilia a gestante no período pós-parto, facilitando o retorno mais fácil do abdômen, além de reduzir a flacidez tão comum nessa fase.

 

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